Saltar para o conteúdo

Ucrânia pede que Brasil convença Putin a participar de reunião com Zelensky

Fonte: Wikinotícias

13 de maio de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (13), o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, solicitou assistência ao Brasil para persuadir o líder russo, Vladimir Putin, a se engajar nas negociações para um cessar-fogo de 30 dias na guerra civil ucraniana.

Em um comunicado divulgado na rede social X (antigo Twitter), Sybiha revelou que, em uma conversa com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reiterou "a prontidão do presidente Zelensky para se encontrar com Putin na Turquia". Ele solicitou ao Brasil que "use sua voz influente no diálogo com a Rússia para que esse encontro direto, no mais alto nível, aconteça".

"Insisti para que o Brasil apoiasse um cessar-fogo incondicional de 30 dias como base para negociações de paz eficazes. Reafirmei a prontidão do Presidente Zelensky para se reunir com Putin na Turquia e pedi ao Brasil que use sua voz autoritária em seu diálogo com a Rússia para que esse encontro direto de mais alto nível aconteça", também afirmou.

No último fim de semana, a Rússia sugeriu uma conversa direta com a Ucrânia com o objetivo de terminar a guerra entre as duas nações, que já se estende por mais de três anos. Zelensky apoiou a ideia e o diálogo foi agendado.

Contudo, nesta terça-feira, o Kremlin afirmou que não tem certeza sobre a presença de Putin e pode designar representantes para substituí-lo. Zelensky rebateu afirmando que a reunião só tem sentido com a presença de Putin e acusou o líder russo de estar "com medo".