Ucrânia fecha usina nuclear de Zaporiza

Fonte: Wikinotícias

12 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A usina nuclear de Zaporiza, na Ucrânia, ocupada pela Rússia, foi fechada.

A operadora da usina nuclear estatal da Ucrânia, Energoatom, disse em comunicado divulgado no Telegram no dia 11 que havia desligado a última unidade do reator 6, que operava na usina nuclear de Zaporiza, da rede elétrica ucraniana desde as 3h41.

A Energoatom explicou que o desligamento abrupto da última unidade do Reator 6 restante se deve ao risco “ainda alto” de novas perdas da rede, o que poderia levar a uma interrupção de energia de toda a usina nuclear.

Anteriormente, o secretário-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, apontou: "5 em cada 6 reatores nucleares na usina nuclear pararam de operar, o que é uma situação perigosa, com apenas uma fonte de energia restante para a usina nuclear."

A usina nuclear de Zaporiza, a maior usina nuclear da Europa, foi operada por funcionários ucranianos sob controle militar depois que foi tomada pelas forças russas em março.

No entanto, nas últimas semanas, o número de bombardeios nas proximidades aumentou o risco de acidentes nucleares, incluindo preocupações com vazamento de material radioativo, e a operação do reator nuclear foi reduzida.

A AIEA revisou o desligamento da usina nuclear por meio de um relatório no início deste mês.

Fontes