Ucrânia corta gasoduto russo que abastece a Europa

Fonte: Wikinotícias

11 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A luta na Ucrânia se estendeu além dos campos de batalha na quarta-feira, com Kiev cortando um gasoduto russo de gás natural que abastece residências e indústrias europeias.

Cerca de um terço do gás russo destinado à Europa Ocidental passa pela Ucrânia, embora um analista tenha dito que o efeito imediato pode ser limitado, já que grande parte dele pode ser redirecionado por outro gasoduto. A gigante estatal russa Gazprom disse que o gás que flui para a Europa através da Ucrânia caiu 25% em relação ao dia anterior.

A União Europeia, como parte de seu esforço anunciado para punir a Rússia por sua invasão de 11 semanas na Ucrânia, está tentando acabar com sua dependência.

No entanto, encontrou alguma oposição de dentro de seu bloco de 27 países, especialmente da Hungria, que diz que sua economia sofreria um grande golpe se o fornecimento de energia russa fosse cortado.

Em Bruxelas, as negociações com a Hungria sobre a proibição de compras de energia russas terminaram na quarta-feira por enquanto. Se não for resolvido, constituiria uma grande divisão.

Enquanto isso, Kirill Stremousov, vice-chefe da administração regional de Kherson instalada por Moscou, disse à agência de notícias russa RIA Novosti: “A cidade de Kherson é da Rússia.”

Ele pediu que Putin declarasse Kherson uma “região adequada” da Rússia, assim como Moscou fez em 2014 ao tomar a península da Crimeia na Ucrânia e declarar Luhansk e Donetsk como entidades independentes pouco antes de invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que caberia “aos moradores da região de Kherson” fazer tal pedido.

O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak ridicularizou a ideia de sua anexação, tuitando: “Os invasores podem pedir para se juntar a Marte ou Júpiter. O exército ucraniano libertará Kherson, não importa quais jogos com palavras eles joguem.”

Kherson é um porto do Mar Negro com uma população de cerca de 300.000 habitantes e fornece acesso à água doce para a vizinha Crimeia. As forças russas o capturaram no início da guerra.

Na frente de guerra, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenski disse em seu discurso de terça-feira à noite que os militares da Ucrânia estão gradualmente afastando as tropas russas de Kharkiv, a segunda maior cidade do país e um importante campo de batalha em Donbas, a região industrial que o Kremlin está tentando para capturar contra a dura oposição das forças de Kiev.

Fontes