Ucrânia: responsáveis ​​por ataques cibernéticos devem ser responsabilizados

Fonte: Wikinotícias

23 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia apoia totalmente a declaração do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, sobre a necessidade de condenar estritamente as atividades subversivas, destrutivas e desestabilizadoras em curso da Federação Russa no ciberespaço.

"A Ucrânia confia totalmente nos resultados da investigação publicada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e na acusação de seis funcionários da Direção Geral do Estado-Maior das Forças Armadas Russas de cometerem uma série de ataques cibernéticos em todo o mundo, em particular na Ucrânia, Estados Unidos, França, Geórgia e Coreia do Sul", afirma o site do Ministério das Relações Exteriores ucraniano.

Os autores do comentário enfatizam que tais atividades da Rússia "demonstram total desrespeito pela segurança pública e estabilidade internacional. E os responsáveis ​​pelos ciberataques devem ser responsabilizados".

A Ucrânia pretende apelar à comunidade internacional "para que continue a pressão coordenada sobre a Federação Russa, a fim de impedir a violação sistemática das normas e princípios do direito internacional".

Em nota, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, observou que "a Rússia, que se posiciona como defensora da estabilidade no ciberespaço, é de fato um dos maiores destruidores da internet global".

“Além disso, apelamos a todos os Estados que desejam alcançar maior estabilidade no ciberespaço para se juntar a nós e ajudar a levar os responsáveis ​​hoje à justiça”, disse Mike Pompeo em comunicado.

Fontes

((ru)) МИД Украины: ответственные за кибератаки должны быть привлечены к ответственности — VOA, 21 de outubro de 2020