Ucrânia: Rússia bombardeia escola de arte usada como abrigo na cidade sitiada de Mariupol

Fonte: Wikinotícias

12 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma escola de arte onde cerca de 400 pessoas encontraram abrigo na cidade portuária sitiada de Mariupol, na Ucrânia, foi bombardeada pelas forças russas.

O conselho da cidade de Mariupol disse no domingo que o prédio foi destruído no ataque. As informações sobre os sobreviventes não estavam imediatamente disponíveis.

Milhares de moradores de Mariupol foram retirados à força de suas casas, disse o conselho da cidade no sábado.

“Na semana passada, vários milhares de moradores de Mariupol foram levados para o território russo”, de acordo com um comunicado do conselho da cidade de Mariupol em seu canal Telegram. "Os ocupantes levaram ilegalmente pessoas do distrito de Livoberezhny e do abrigo no prédio do clube esportivo, onde mais de mil pessoas [principalmente mulheres e crianças] estavam se escondendo do bombardeio constante”.

“É difícil imaginar que no século 21 as pessoas possam ser levadas à força para outro país”, disse o prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, em comunicado.

“O que os ocupantes estão fazendo hoje é familiar para a geração mais velha, que viu os eventos horríveis da Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas capturaram pessoas à força", disse Boichenko.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em seu discurso noturno no sábado que o comportamento da Rússia em Mariupol “ficaria na história da responsabilidade por crimes de guerra”.

Fontes[editar | editar código-fonte]