Saltar para o conteúdo

USAGM reverte decisão de cortar financiamento para RFE/RL

De Wikinotícias
Edifício da Rádio Europa Livre (Rádio Liberdade) em Praga

28 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Em 26 de março, a Agência dos EUA para a Mídia Global (USAGM) informou à Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL) que está revogando sua carta anterior suspendendo o acordo de concessão do canal para o ano fiscal de 2025, efetivamente restabelecendo o acordo.

"A notificação da USAGM seguiu uma decisão do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia, que concedeu a liminar da RFE/RL contra a decisão da agência de interromper o financiamento do Congresso, que a RFE/RL argumentou ser ilegal", relatou o canal.

O juiz Royce Lamberth decidiu suspender quaisquer ações destinadas a encerrar as operações da RFE/RL até a audiência completa do caso. A RFE/RL está buscando acesso a aproximadamente US$ 77 milhões em financiamento alocado a ela pelo Congresso.

"Este é um sinal encorajador de que as operações da RFE/RL podem continuar como o Congresso pretendia. Aguardamos a confirmação oficial da USAGM de que o financiamento da concessão será retomado imediatamente", disse o presidente e CEO da RFE/RL, Stephen Capus.

Fundada em 1953, a Radio Free Europe/Radio Liberty é uma organização de mídia independente financiada pelo Congresso dos EUA por meio da USAGM.

Em 14 de março, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva com o objetivo de reduzir significativamente a USAGM e outras agências federais.