UE planeja sanções adicionais contra a Rússia

Fonte: Wikinotícias

25 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A UE anunciou sua nona rodada de sanções contra a Rússia por invadir a Ucrânia.

"Hoje anunciamos que estamos trabalhando a todo vapor em um nono pacote de sanções", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em visita à Finlândia ontem (24).

"Estamos trabalhando duro para atingir a Rússia, a fim de enfraquecer ainda mais sua capacidade de guerra contra a Ucrânia", disse ela.

“Estou confiante de que em breve, juntamente com o G7 e outros parceiros-chave, aprovaremos um teto global para o preço do petróleo russo”, disse Von der Leyen. “Não vou descansar até lá”, enfatizou.

Von der Leyen não divulgou detalhes das novas sanções contra a Rússia.

No mês passado, a UE finalizou sua oitava rodada de sanções contra a Rússia, incluindo restrições mais duras ao comércio de aço e produtos relacionados à tecnologia.

Em meio a isso, o presidente russo, Vladimir Putin, alertou que haverá consequências para a implementação do teto de preço do petróleo bruto russo.

O palácio presidencial russo citou a sanção em um telefonema entre o presidente Putin e o primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia' Al-Sudani no mesmo dia, dizendo: “(Na ligação), tentativas de muitos países ocidentais de impor restrições aos preços do petróleo bruto da Rússia foram mencionadas.”

“Putin enfatizou que tais ações são contra os princípios do mercado e provavelmente terão sérias consequências para os mercados globais de energia”, disse ele.

A Rússia e o Iraque são membros da OPEP+, uma associação dos principais países produtores de petróleo.

Fontes