UE planeja liderar tecnologia quântica até 2030
5 de julho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
A Comissão Europeia apresentou uma estratégia para tornar a Europa líder global em tecnologia quântica até 2030. A estratégia ajudará a desenvolver o setor quântico, mantendo a liderança científica europeia. Isso também impulsionará a competitividade, a soberania tecnológica e a segurança da UE.
A estratégia concentra-se em cinco áreas: pesquisa e inovação, infraestruturas quânticas, fortalecimento de ecossistemas, tecnologias espaciais e de dupla utilização e competências quânticas. Ações específicas foram identificadas para atingir os objetivos da estratégia, tais como:
- lançamento da iniciativa de investigação e inovação quântica Europa
- estabelecendo uma instalação de projeto quântico e seis linhas piloto de chips quânticos
- lançamento de uma instalação piloto para a internet quântica europeia
- expandir a rede de Clusters de Competências Quânticas em toda a UE e estabelecer a academia europeia de competências quânticas em 2026
- desenvolver um roteiro de tecnologia quântica no espaço com a Agência Espacial Europeia e contribuir para o roteiro tecnológico de armamento europeu.
Até 2040, espera-se que o setor quântico crie milhares de empregos altamente qualificados em toda a UE e ultrapasse um valor global de € 155 bilhões. Além disso, os avanços nas tecnologias quânticas tornarão possível fazer coisas que simplesmente não podem ser feitas hoje – desde diagnosticar doenças mais rapidamente até executar tarefas computacionais complexas.
A Comissão trabalhará agora em estreita colaboração com os países da UE e a comunidade quântica europeia para concretizar os objetivos da estratégia. A estratégia será seguida por uma proposta de lei quântica, prevista para 2026, que fortalecerá ainda mais o ecossistema quântico e os esforços de industrialização.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- The EU’s plan to become a global leader in quantum by 2030, European Commission, 02/0/2025
![]() | Este texto é uma cópia total ou parcial do portal European Commission, que permite a republicação sob uma licença CC-BY-4.0. Revise a licença no portal antes de republicar. Conheça as licenças aqui. |