UE alerta candidatos para não comparecerem ao desfile em Moscou

15 de abril de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Os países que aspiram a aderir à União Europeia foram claramente aconselhados a não participarem do desfile militar agendado para 9 de maio em Moscou. O ministro das Relações Exteriores da Letônia, Baiba Braže, fez essa declaração na segunda-feira, 14 de abril, antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Luxemburgo.
“Ontem, já tivemos uma noite movimentada – jantar com nossos parceiros dos Balcãs Ocidentais... Muitas discussões sobre valores, alinhamento da política externa e de segurança, incluindo sanções. Incluindo um sinal muito claro dos Estados-membros da UE aos candidatos para que não participem do desfile de 9 de maio em Moscou, para que não façam tais viagens, porque isso não estaria em conformidade com os valores da UE”, enfatizou Braže.
Conforme relatado pela DW, essa posição também foi confirmada em uma coletiva de imprensa pela Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas. “Dissemos claramente aos candidatos que eles não deveriam comparecer ao desfile em Moscou em 9 de maio”, disse Kallas.
O Ministro das Relações Exteriores polonês, Radosław Sikorski, acrescentou que o Ministro das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Sybiha, em coordenação com ele e Kallas, convidou os ministros para uma reunião em Lviv em 9 de maio. "Acho que é uma ótima ideia — mostrar que a Europa está presente na Ucrânia, não ao lado de Putin em Moscou. Também concordo com Kaja Kallas que a presença de qualquer representante de um Estado-membro ou candidato em Moscou seria uma vergonha para aquele país", enfatizou.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) EU warns candidates not to attend Moscow parade — PanARMENIAN, 14 de abril de 2025
![]() | Conforme aviso no rodapé do portal PanARMENIAN, o conteúdo está livre para reprodução sob uma licença CC BY 3.0, devendo ser atribuída a fonte. |