UE adotará medidas conjuntas contra tarifas de Trump
11 de fevereiro de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |

Olav Scholz, chanceler da Alemanha, disse hoje no Parlamento Europeu que a União Europeia (UE) deve adotar medidas conjuntas contra as novas tarifas impostas por Donald Trump sobre a importação de alguns produtos. O bloco estuda que produtos serão tarifados em retaliação.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem a imposição de tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio, sem exceções ou isenções, a partir de 04 de março.
Em resposta, líderes munidais e europeus, incluindo Scholz, expressaram firme oposição e Scholz enfatizou a importância de não dividir o mundo com novas barreiras comerciais, destacando que todos se beneficiam da globalização.
UE preparada e unida
A UE está preparada para responder de forma firme e proporcional para proteger seus interesses econômicos. presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse durante seu discurso no Parlamento hoje que "ass tarifas injustificadas impostas à UE não ficarão sem resposta e desencadearão contramedidas firmes e proporcionais (...) para salvaguardar os seus interesses económicos".
"Se os EUA não nos deixarem outra escolha, a UE reagirá", disse Scholz em seu discurso, lembrando que a Alemannha "é maior país exportador" e que se seu economia for atingida, toda a Europa perderá benefícios.
"A UE deve manter-se unida", afirmou Jörgen Warborn, deputado do Partido Popular Europeu.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- Scholz avanza que la UE responderá "unida" a los aranceles de Trump, Europapress, 11/02/2025.
- "Tarifas injustificadas": UE prepara medidas de retaliação, Euronews, 11/02/2025