Twitter suspende contas de jornalistas que escrevem sobre Musk

Fonte: Wikinotícias

16 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Twitter suspendeu na quinta-feira as contas de jornalistas que cobrem a rede social e seu novo proprietário, Elon Musk, incluindo repórteres que trabalham para o The New York Times, The Washington Post, CNN e outras publicações.

A empresa não forneceu uma explicação sobre o motivo pelo qual removeu as contas, seus perfis e seus tweets anteriores. Mas Musk foi ao Twitter na quinta-feira para acusar os jornalistas de compartilhar informações sobre seu paradeiro.

A suspensão repentina de repórteres ocorreu após a decisão de Musk na quarta-feira de banir permanentemente uma conta que rastreou seus voos em jatos particulares usando dados disponíveis publicamente.

“As mesmas regras de doxxing se aplicam a jornalistas como a todos os outros”, tuitou Musk na quinta-feira. Mais tarde, ele acrescentou: “Tudo bem se você me criticar o dia todo, mas postar minha localização em tempo real e colocar minha família em risco não é bom”.

Doxxing refere-se a revelar a identidade, endereço ou outras informações pessoais de alguém online.

A editora executiva do The Washington Post, Sally Buzbee, pediu que a conta do repórter Drew Harvell fosse reativada imediatamente. A suspensão “mina diretamente a afirmação de Elon Musk de administrar o Twitter como uma plataforma dedicada à liberdade de expressão”, escreveu Buzbee. “Harwell teve sua conta encerrada sem aviso, processo ou explicação, depois de postar seu artigo sobre Musk.”

A CNN observou em um comunicado que a "suspensão impulsiva e injustificada de vários repórteres, incluindo Donnie 0'Sullivan, da CNN, é preocupante, mas não surpreendente".

"A crescente instabilidade e volatilidade do Twitter deve ser motivo de grande preocupação para quem usa o Twitter", acrescentou o comunicado da CNN. "Pedimos uma explicação ao Twitter e reavaliaremos nosso relacionamento com base nessa resposta."

Outro jornalista cuja conta foi suspensa, Matt Binder, do site de tecnologia Mashable, disse que sua conta foi excluída na noite de quinta-feira, imediatamente após ele compartilhar uma captura de tela que O'Sullivan havia postado antes de a conta ser encerrada.

A captura de tela mostrava uma declaração que o Departamento de Polícia de Los Angeles havia enviado horas antes a vários meios de comunicação, incluindo a Associated Press, de que estava em contato com os representantes de Musk sobre um suposto incidente de assédio, mas que ainda não havia um relatório policial.

Outro repórter com conta suspensa, Steve Herman, do Voice of America, disse que supõe que sua conta foi encerrada "porque ele estava twittando sobre outros jornalistas que foram suspensos" por escreverem sobre o avião de Musk.

Fontes[editar | editar código-fonte]