Saltar para o conteúdo

Tufão Wutip causa ventos, enchentes e mortes na Ásia

Fonte: Wikinotícias

15 de junho de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Wutip ao tocar terra em Guangdong

O tufão Wutip, o primeiro da temporada no Pacífico Noroeste, deixou um rastro de destruição pela Ásia, derrubando árvores, postes e fios de energia e causando inundações na China. Serviços, como de aulas e transportes, tiveram que ser cancelados.

As bandas externas do ciclone tropical também atingiram o Vietnã, onde houve enchentes que destruíram quase 71 mil hectares de plantações, principalmente em Quảng Trị, Thừa Thiên Huế e Quảng Bình. O governo teme que faltem alimentos, principalmente arroz, nestas regiões nos próximos meses.

Trajetória do Wutip

Na China, o ciclone tocou terra duas vezes, no leste de Hainan na sexta-feira e no sul de Guangdong ontem, antes de atravessar Guangdong rumo nordeste. Ventos de mais de 100 km/h atingiram Hainan e chuvas de 100 a 150mm foram registradas em boa parte das províncias atingidas.

O governo chinês despachou mais de 3 mil pessoas treinadas em desastres e resgates para Hainan e Guangdong, além de Guangxi, onde havia Alerta IV (alto) para inundações.

No início da semana, quando era ainda uma baixa pressão, o sistema ciclônico em formação também piorou as monções no país, intensificando as chuvas em Luzon e nas Visayas.

Mortes

Duas mortes foram relatadas em Luchuan, Guangxi, na China, após um deslizamento de terra ocorrer. Ao menos duas pessoas continuam desaparecidas.

No Vietnã, cinco pessoas morreram - três em Quảng Trị e duas em Quảng Bìnhe - e outras duas continuam sendo procuradas.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]