Tufão Odette deixa mais de 100 mortos nas Filipinas

Fonte: Wikinotícias

19 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo a BBC, ao menos 169 pessoas morreram nas Filipinas em decorrência da passagem do super-tufão Odette (chamado Rai internacionalmente). Já o portal do jornal Phils Star reportava esta manhã "mais de 90 mortes", enquanto o NY Times reporta ao menos 140 mortes. Os dados oficiais ainda não foram divulgados, mas as fatalidades ainda devem subir.

Odette tocou terra nas Ilhas Siargao, em Surigao del Norte, no dia 16 passado com ventos de 195km/h e rajadas de 240km/h, classificado pelo Joint Cyclone Center dos Estados Unidos como um ciclone tropical de categoria 5, a maior existente. Depois de atingir Sirgao, ele continuou seu caminho e tocou solo em diversas outras cidades do país, deixando um rastro de destruição, que além das mortes incluem o desalojamento de 300 mil pessoas, que tiveram que deixar seus lares e procurar abrigo em outros locais, como centros de evacuação.

Ontem, o presidente do país, Rodrigo Duterte, sobrevoou algumas das áreas atingidas pelo tufão, incluindo Siargao, Surigao City, Ilhas Dinagat e Maasin City, no sul de Leyte.

O Odette é o 15º ciclone tropical a atingir as Filipinas este ano, mas é o mais intenso até agora. Depois de cruzar as Filipinas de oeste para leste, ele deixou a área monitorada pelo país ontem ao entrar no chamado Mar do Sul da China, onde voltou a se intensificar da categoria 2 (aqui) para a 5 (aqui), estando esta manhã, no entanto, classificado como categoria 3 (aqui), enquanto os ventos e chuvas causadas pelo sistema atingiam chegavam até o nordeste do Vietnã. Hainan, na China, também está sob alerta para a aproximação do fenômeno.

Danos ao setor agropecuário

Segundo a Agência Filipina de Notícias, o governo criou um fundo de 500 milhões de pesos filipinos (~10 milhões de dólares) para ajudar agricultores que perderam suas lavouras, principalmente de arroz, milho e hortifrutigranjeiros. Parte do dinheiro também irá os setores da piscicultura e pecuária para compra de alevinos e outros tipos de insumos.

Notícias Relacionadas

Fontes