Saltar para o conteúdo

Tufão Nando alcança a categoria 5 e chegará às Filipinas com ventos de 250 km/h

De Wikinotícias

21 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nando horas atrás em sua transição de categoria 4 para 5

O tufão Nando (chamado Ragasa internacionalmente) se intensificou rapidamente nas últimas horas e chegou à categoria 5, a máxima existente. O sistema era um tufão de categoria 1 ontem pela manhã (horário do Brasil), alcançando a categoria 3, de supertufão ontem à tarde, a categoria 4 ontem à noite e a categoria máxima cerca de 6 horas depois, durante a madrugada (meio da tarde deste domingo em horário das Filipinas). Filipinas e Brasil têm uma diferença de 11 horas de fuso horário.

Mapa de Luzon, onde fica a capital Manila

A região do extremo norte do pequeno país cheio de ilhas será fortemente atingida e mesmo que não toque terra nos arredores das ilhas de Calayan e Basco, os ventos extremamente fortes do entorno de seu centro atingirão as localidades soprando a mais de 250 km/h. O NHC dos Estados Unidos, a maior autoridade do planeta em ciclones tropicais, assim descreve um tufão (furacão) de categoria 5: "uma alta porcentagem de casas de madeira será destruída, com colapso total do telhado e desabamento das paredes. Árvores e postes de energia caídos isolarão áreas residenciais. Os cortes de energia durarão semanas ou até meses. A maior parte da área ficará inabitável por semanas ou meses".

O presidente filipino emitiu uma ordem deixando diversos órgãos, como o Ministério da Saúde, de prontidão. Em 2013, o supertufão Yolanda (tufão Haiyan), por exemplo, deixou mais de 6 mil mortos nas Filipinas e milhares de feridos. Mais de 45 entes estatais, incluindo a Agência para Risco de Desastres, estão de prontidão.

Toda ilha de Luzon, até a capital Manila, está sob alerta e algumas províncias, como Ilocos, decretaram alerta vermelho.

Depois de passar pelas Filipinas, Nando seguirá para noroeste, podendo chegar à China ou ao Vietnã.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código]