Saltar para o conteúdo

Tufão Matmo chega à China com ventos de 150 km/h

De Wikinotícias

5 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 


O tufão Matmo, chamado Paolo nas Filipinas, tocou terra hoje no sul da China, na costa leste do condado de Xuwen, província de Guangdong, com rajadas de vento de cerca de 151 Km/h e pressão central de 965 hPa.

Árvores e placas foram arrancadas e ondas de 4 metros foram registradas no litoral de Guangdong e também na Província de Hainan.

Por precaução, ontem mais de 150 mil pessoas foram realocadas em Guangdong e mais de 3.500 trabalhadores de serviços de emergência foram colocados sob aviso.

Nas Filipinas

Matmo (Paolo) sobre as Filipinas

Paolo passou nas Filipinas dias atrás como uma tempestade tropical, com ventos de cerca de 100 km/h. Tocou terra no oeste de Isabela, Luzon, atravessou o centro a ilha e seguiu para o Mar da China, onde virou um tufão.

O tufão deixou a área de monitoramento meteorológico das Filipinas (PAR) ontem, quando ainda havia avisos para tempestades no oeste de Luzon - em Abra, Benguet, Ilocos Norte, Pangasinan, Ilocos Sul, Zambales e La Union.

Durante sua passagem pelo centro de Luzon, os ventos fortes causaram danos, incluindo numa linha de energia entre Santiago e Alicia, em Isabela.

Houve alagamentos em diversas províncias, como Batangas, Bataan, Mountain, Ifugao, Isabela e Benguet.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código]