Trump tem declaração de imposto com valor zero e vê diminuir suas chances de voltar à Casa Branca

Fonte: Wikinotícias

31 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Há muitos anos sob escrutínio - vários veículos de imprensa sempre questionavam o valor de sua fortuna - e principalmente depois de se sentar na cadeira principal dos Estados Unidos, a de presidente do país, Donald Trump sofreu um novo revés ontem, não bastasse sua criticada atuação durante a invasão do Capitólio em janeiro de 2021. É que em meio a suas aspirações de voltar à Casa Branca, após três anos de batalha ele teve as declarações de imposto de renda divulgadas no Congresso, tendo chamado atenção que ele tenha pago US$ 0,00 impostos em 2020. Segundo a imprensa, ele alegou "grandes perdas antes e durante sua presidência" para justificar os poucos impostos pagos - valor menor do que a de qualquer cidadão estadunidense comum em alguns anos recentes.

Trump lutava nos tribunais, inclusive na Suprema Corte, para não ter as declarações feitas públicas, sendo o primeiro presidente dos EU a não ter declarado seus impostos e bens na história do país.

O relatório foi feito pelo Comitê Conjunto de Tributação e mostrou também que durante 2015 e 2020, desde sua candidatura até o final do mandato, ele manteve contas em bancos do Canadá, Panamá, na ilha caribenha de Saint Martin, Filipinas, Emirados Árabes, China, Turquia, Reino Unido e outros. "O ex-presidente era conhecido por fundir seus interesses comerciais com o mais alto cargo público dos Estados Unidos, gerando alegações de usar seu papel para promover seus resorts privados, direcionar dinheiro federal para seus hotéis e encorajar governos estrangeiros a gastar dinheiro que beneficiaria diretamente os interesses da família Trump", escreveu o portal Politico.

Fontes