Saltar para o conteúdo

Trump suspende ajuda dos EUA à Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

4 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Donald Trump colocou uma pausa na ajuda à Ucrânia, anunciou a Casa Branca na segunda-feira à noite.

"O presidente deixou claro que está focado na paz", disse um alto funcionário do governo à VOA em um e-mail. O funcionário não está sendo nomeado, como é costume ao se envolver com repórteres. "Precisamos que nossos parceiros também estejam comprometidos com esse objetivo. Estamos pausando e revisando nossa ajuda para garantir que ela esteja contribuindo para uma solução."

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenski disse em seu discurso noturno na segunda-feira que seu país precisa de "paz real e justa", bem como garantias de segurança para garantir que a Rússia não ameace a Ucrânia novamente no futuro.

“Foi precisamente a falta de garantias de segurança para a Ucrânia há 11 anos que permitiu à Rússia começar com a ocupação da Crimeia e a guerra em Donbass”, disse Zelenski. “Então, a ausência de garantias de segurança permitiu à Rússia lançar a invasão em grande escala. E agora, como ainda não há garantias de segurança definidas, é a Rússia que está mantendo essa guerra em andamento.”

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres na terça-feira que a pausa dos EUA na ajuda militar à Ucrânia é a melhor contribuição para a causa da paz e que isso pode ajudar a empurrar a Ucrânia a se envolver em um processo de paz.

Trump foi direto ao dizer na segunda-feira que um acordo para minerais de terras raras era essencial para o apoio contínuo dos EUA à Ucrânia e disse que faria um anúncio sobre o assunto na terça-feira quando falasse diante de uma sessão conjunta do Congresso.

Houve consequências em ambos os lados do Atlântico na segunda-feira em meio às crescentes preocupações europeias sobre o futuro da Ucrânia, enquanto os líderes europeus se agitavam após a contenciosa troca de mensagens de Trump com Zelenski na sexta-feira. A explosão do Salão Oval encerrou um acordo de minerais que Trump argumentou ser essencial para a continuidade do apoio dos EUA à Ucrânia.

Trump pressionou para acabar com a luta, mas Zelenski expressou temores de que Trump esteja tentando resolver o conflito em termos mais favoráveis a Moscou do que Kiev.

Na segunda-feira, o presidente com mentalidade empresarial reforçou seu ponto cada vez mais direto: se a Ucrânia quiser sobreviver, Zelenski precisa fazer um acordo.