Saltar para o conteúdo

Trump se reúne com Infantino e cria grupo de trabalho que se prepara para sediar a Copa do Mundo

Fonte: Wikinotícias
Gianni Infantino 2018

9 de março de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Donald Trump reuniu-se com o líder da FIFA, Gianni Infantino, na sexta-feira e criou um grupo de trabalho para preparar o país para co-sediar a Copa do Mundo de 2026.

A sede será partilhada pelos três países norte-americanos, numa altura em que as suas relações têm sido tensas pelas tarifas impostas por Trump de forma intermitente.

“Acho que isso tornará tudo mais emocionante”, disse Trump sobre sediar a Copa do Mundo em meio a uma retórica acalorada entre os líderes do país anfitrião. “A tensão é uma coisa boa.”

No início desta semana, a administração Trump impôs tarifas generalizadas de 25% sobre produtos provenientes do Canadá e do México, antes de anunciar na quinta-feira uma extensão de um mês para ambos os países sobre produtos que cumpram o pacto comercial norte-americano.

A força-tarefa, a ser presidida por Trump, coordenará a segurança e o planejamento do governo federal para o torneio, que deverá atrair milhões de turistas aos Estados Unidos, México e Canadá.

“É uma grande honra para o nosso país receber isto”, disse Trump sobre a Copa do Mundo após se reunir com Infantino e outros líderes da FIFA. Ele expressou que gostaria de assistir a vários jogos.

A Copa do Mundo será realizada de 11 de junho a 19 de julho de 2026. O torneio ampliado contará com 104 partidas em vez das 64 anteriores, incluindo uma fase eliminatória adicional.

Até 2026, a Copa do Mundo se expandirá para 48 seleções, disputando 104 partidas em três países. Será a primeira vez que o torneio será dividido entre países.

Setenta e oito dos 104 jogos serão disputados nos Estados Unidos, 13 no México e 13 no Canadá, e haverá até seis jogos por dia. A final será disputada no dia 19 de julho no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

Infantino disse que a força-tarefa garantirá que cada um dos visitantes que viajarão de todo o mundo “se sinta seguro, feliz e sinta que estamos fazendo algo especial”.

“Portanto, estamos aqui para criar e fazer o melhor espetáculo do planeta”, disse Infantino.