Trump rejeita oferta do Irã e afirma que bloqueio naval permanece, diz site
29 de abril de 2026
Nessa quarta (29), em entrevista ao site Axios, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que recusou a proposta do Irã de abrir o estreito de Ormuz e interromper o bloqueio de portos imposto pela Marinha americana.
No início da semana, o Irã apresentou aos Estados Unidos uma proposta para pôr fim ao conflito e reabrir o estreito de Ormuz, rota de cerca de 20% do petróleo mundial, caso Washington suspendesse as negociações sobre o programa nuclear de Teerã. No entanto, Donald Trump não aceitou a proposta.
"O bloqueio é um pouco mais eficaz do que o bombardeio. Eles estão sendo sufocados. E vai ficar pior para eles. Eles não podem ter uma arma nuclear", afirmou Trump ao Axios.
De acordo com o presidente dos Estados Unidos, as negociações com o Irã estão sendo realizadas por telefone, após ele ter cancelado uma viagem no último fim de semana para permitir que os negociadores americanos fossem ao Paquistão para se reunir com autoridades iranianas.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, não ficou satisfeito com a proposta do Irã para pôr fim ao conflito, segundo noticiaram a agência Reuters e o jornal The New York Times nesta segunda-feira (27). Uma autoridade dos Estados Unidos informou à agência que o plano não trata do programa nuclear do Irã.
Por meio de intermediários paquistaneses, a proposta foi transmitida aos Estados Unidos. O Irã propôs reabrir o Estreito de Ormuz em troca do término do bloqueio naval dos Estados Unidos e da guerra. Por outro lado, Teerã propôs adiar as negociações relacionadas ao programa nuclear.
Anteriormente, a Casa Branca comunicou que Trump se encontrou com conselheiros de segurança nacional para debater o plano. A proposta estava sendo analisada, afirmou a porta-voz Karoline Leavitt.
No entanto, o presidente já havia demonstrado pouca vontade de aceitar a proposta. Trump já priorizava a questão nuclear antes do início do conflito. Os Estados Unidos demandam que o Irã se comprometa a não desenvolver armas nucleares e restrinja o enriquecimento de urânio.
Em entrevista à Fox News, Trump afirmou que está restringindo as exportações de petróleo do Irã, com a esperança de que essa pressão faça Teerã ceder nas semanas seguintes.
Doze dias atrás, o governo Trump declarou que navios de guerra americanos começariam a impedir a passagem de embarcações iranianas na entrada do Estreito de Ormuz. A ação foi uma resposta à negativa de Teerã em restabelecer a navegação no estreito.
Fontes
- ((en)) Trump rejeita oferta do Irã e afirma que bloqueio naval permanece, diz site — R7, 29 de abril de 2026
- ((pt)) Trump está insatisfeito com proposta do Irã para encerrar a guerra — G1, 27 de abril de 2026


