Trump propõe à União Europeia impor tarifas a China e Índia para pressionar Putin, diz funcionário
9 de setembro de 2025
Nessa terça (9), um alto funcionário americano afirmou à AFP que os Estados Unidos estão prontos para elevar as tarifas aduaneiras aplicadas aos compradores de petróleo russo, caso a União Europeia implemente ações semelhantes para diminuir os recursos que Moscou necessita para a guerra na Ucrânia.
Trump fez a solicitação ao convocar uma reunião com altos representantes dos Estados Unidos e da União Europeia em Washington, de acordo com fontes a par do assunto que pediram para não serem identificadas por se tratar de discussões privadas. Uma das fontes afirmou que os Estados Unidos estão prontos para replicar as tarifas que a Europa impôs a esses dois países.
A proposta constituiu um desafio, uma vez que diversos países, entre os quais a Hungria, impediram sanções mais severas da União Europeia contra o setor energético russo anteriormente. Para que essas medidas fossem implementadas, seria necessário o apoio de todos os Estados-membros.
De acordo com as fontes, outras possíveis ações debatidas por autoridades dos Estados Unidos e da União Europeia envolvem a imposição de novas sanções à frota de petroleiros russa que está paralisada, além de restrições direcionadas aos bancos, setor financeiro e grandes companhias petrolíferas russas.
Ao contrário, Moscou intensificou sua campanha de bombardeios na Ucrânia. Um ataque ocorrido na terça-feira resultou na morte de pelo menos duas dúzias de aposentados que estavam recebendo pagamentos no leste do país.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Trump propõe à UE impor tarifas a China e Índia para pressionar Putin (funcionário) — Universo Online, 9 de setembro de 2025
- '((en)) ' — Bloomberg, 9 de setembro de 2025

