Trump pede ao Irã que faça um acordo nuclear “antes que não reste nada”
14 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Na sexta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, instou Teerã a voltar à mesa de negociações e fechar um acordo nuclear "antes que não reste mais nada", após Israel atacar vários alvos dentro do Irã.
O governo Trump quer usar a guerra iniciada por Israel para levar os iranianos de volta às negociações nucleares, quando estão em uma posição mais fraca.
Uma autoridade americana disse que o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, ainda quer se encontrar com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, no domingo para a sexta rodada planejada das negociações nucleares. Mas os iranianos disseram que não participarão.
Trump deve reunir o Conselho de Segurança Nacional na sala de situação da Casa Branca às 11h para discutir a guerra entre Israel e o Irã, informou a Casa Branca.
“Dei ao Irã uma chance após a outra de fechar um acordo. Eu disse a eles, com as palavras mais fortes, para simplesmente fazerem. Mas não importa o quanto tentassem, não importa o quão perto chegassem, eles simplesmente não conseguiam”, escreveu Trump no Truth Social na manhã de sexta-feira.
Trump acrescentou que alertou o Irã de que uma ação militar contra seu programa nuclear "seria muito pior do que qualquer coisa que eles saibam, previram ou ouviram".
"Certos radicais iranianos falaram com coragem, mas não sabiam o que estava prestes a acontecer. Estão todos MORTOS agora, e a situação só vai piorar!", enfatizou.
O presidente afirmou que outra onda planejada de ataques contra o Irã será "ainda mais brutal" e pediu aos iranianos que façam um acordo e "salvem o que antes era conhecido como Império Iraniano".
"SIMPLESMENTE FAÇAM ISSO, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS", escreveu Trump.
Trump publicou novamente no Truth Social e enfatizou que, há dois meses, deu ao Irã um ultimato de 60 dias para fechar um acordo. "Hoje é o 61º dia. Agora eles têm, talvez, uma segunda chance!", escreveu.
O Irã responsabilizou os Estados Unidos pelas perigosas consequências do ataque israelense, que violou a integridade territorial e a soberania nacional do país. Teerã também alertou que o regime sionista agora deve aguardar uma punição severa.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Trump tells Iran to make a nuclear agreement “before there is nothing left” — IFP Media Wire, 13 de junho de 2025
- ((en)) Betsy Klein e Kylie Atwood. Trump warns Iran to agree to a deal ‘before there is nothing left’ — CNN, 13 de junho de 2025