Saltar para o conteúdo

Trump escolhe Jamieson Greer como representante comercial dos Estados Unidos e intensifica planos tarifários

Fonte: Wikinotícias

27 de novembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente eleito Donald Trump anunciou, entre outras nomeações, Jamieson Geer como seu representante comercial nos Estados Unidos e o Dr. Jay Bhattacharya para liderar os Institutos Nacionais de Saúde.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu nesta terça-feira o advogado Jamieson Greer como futuro representante comercial do país, elevando um veterano importante de seu primeiro confronto comercial com a China para executar uma ampla agenda tarifária que promete sacudir o comércio global.

"Jamieson concentrará o Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos em conter o enorme déficit comercial do país, defender a manufatura, a agricultura e os serviços americanos e abrir mercados de exportação em todos os lugares", disse Trump em um comunicado.

Greer, de 44 anos, foi chefe de gabinete de Robert Lighthizer, ex-representante comercial de Trump, arquiteto das tarifas do líder republicano sobre as importações chinesas no valor de cerca de 370.000 milhões de dólares e da renegociação do acordo de livre comércio da América do Norte com o Canadá e o México.

Trump também informou que Kevin Hassett é sua escolha para liderar o Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.

Hassett liderou o Conselho de Assessores Econômicos durante o mandato anterior de Trump. Trump disse que, na nova função, Hassett trabalharia para "renovar e melhorar" um conjunto de cortes de impostos implementados em 2017 e "desempenhar um papel importante em ajudar as famílias americanas a se recuperarem da inflação que o governo Biden desencadeou".

Trump também anunciou vários indicados relacionados à saúde na terça-feira, incluindo sua escolha do economista da saúde Dr. Jay Bhattacharya para liderar os Institutos Nacionais de Saúde.

Trump disse que Bhattacharya trabalhará com Robert F. Kennedy Jr., o indicado para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), "para liderar a pesquisa médica do país e fazer descobertas importantes que melhorarão a saúde e salvarão vidas".

"Juntos, Jay e RFK Jr. restaurarão o NIH como um padrão-ouro de pesquisa médica enquanto examinam as causas e soluções subjacentes para os maiores desafios de saúde da América, incluindo nossa crise de doenças crônicas", disse Trump.

Outra nomeação anunciada na terça-feira foi a escolha de Trump do ex-funcionário do HHS Jim O'Neill para servir como vice-secretário da agência.

Trump também disse que estava nomeando o investidor privado John Phelan para servir como secretário da Marinha.

Na terça-feira, a equipe de transição de Trump anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com o governo Biden sobre o processo de começar a trabalhar com agências federais.

Uma declaração de Susie Wiles, chefe de gabinete de Trump, dizia: "Este compromisso permite que nossos indicados ao gabinete iniciem preparativos críticos, incluindo o envio de equipes de desembarque para todos os departamentos e agências e a conclusão da transição ordenada de poder".

O anúncio de Wiles disse que a transição usará apenas fundos privados e que os doadores serão divulgados ao público.

A equipe de transição Trump-Vance não usará escritórios ou tecnologia do governo, disse Wiles. Ele acrescentou que a transição tem um plano de ética existente e "segurança e proteção de informações integradas, o que significa que não exigiremos supervisão governamental e burocrática adicional".

A assinatura do memorando de entendimento significa que as equipes de transição "serão rapidamente integradas diretamente às agências e departamentos federais com acesso a documentos e troca de políticas", disse o anúncio de Wiles.