Trump e primeiro-ministro do Canadá têm reunião cordial, mas sem acordos
7 de outubro de 2025
Nessa terça (7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, de forma cordial. Trump afirmou que as negociações comerciais estão progredindo, embora as concessões em relação às altas tarifas aduaneiras americanas sejam, por enquanto, limitadas.
Trump afirmou diversas vezes que vê Carney como um "grande líder", ao passo que o primeiro-ministro enfrenta pressão em seu país para apresentar resultados de sua segunda viagem a Washington desde abril.
Ao contrário de outros aliados dos Estados Unidos, o Canadá ainda não foi capaz de firmar um acordo para conter a guerra comercial de Trump.
"Acho que vão partir muito contentes", afirmou Trump a repórteres, ao receber Carney no Salão Oval da Casa Branca.
No entanto, segundo o presidente republicano, os dois países têm "um conflito comercial normal" porque seus fabricantes competem pelo mesmo mercado. "Não há nada de errado nisso (...) Penso que fizemos muitos avanços nos últimos meses", afirmou.
"Fizemos concessões até mesmo no aço", afirmou o republicano ao receber Carney no Salão Oval da Casa Branca. Trump enfatizou que "há um conflito comercial natural" entre as duas nações, porém assegurou que deseja "fazer acordos bons" para ambos.
Ao ser indagado sobre o comércio automotivo, Trump afirmou que os Estados Unidos "querem produzir carros aqui", mas também que "o Canadá consiga produzir carros lá e prospere".
"Queremos que o Canadá se dê bem, mas competimos pelos mesmos negócios. Eles querem fazer carros, nós queremos fazer carros", declarou, ressaltando que "ainda há muito amor entre os dois países".
O presidente afirmou que os Estados Unidos não desejam importar aço, dizendo: "Queremos produzir aqui".
Em relação à crise do fentanil, Trump afirmou que ela "nunca se encerrará" na fronteira com o Canadá, porém destacou que os canadenses têm lidado bem com a situação. O fluxo de fentanil foi uma das razões apresentadas pelo republicano para impor tarifas contra o país vizinho.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Trump e primeiro-ministro do Canadá têm reunião cordial, mas sem acordos — Universo Online, 7 de outubro de 2025
- ((pt)) Trump sinaliza revisão de tarifas a setores canadenses em encontro com Carney — Estadão, 7 de outubro de 2025

