Ir para o conteúdo

Trump diz que pode tomar 'Irã inteiro' na noite de terça-feira: 'Todas as usinas de energia serão demolidas'

De Wikinotícias

7 de abril de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa segunda (6), o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos têm capacidade para "tomar o Irã inteiro em apenas uma noite". "Podemos tomar o Irã em uma noite, possivelmente na terça-feira à noite", afirmou Trump, durante o início de um discurso na Casa Branca.

Washington estabeleceu terça-feira (7) como o prazo para a reabertura do Estreito de Ormuz, que foi fechado pelo Irã após o ataque ao país pelos Estados Unidos e Israel em 28 de fevereiro. Cerca de 20% das exportações globais de petróleo transitam pelo estreito, que é um importante corredor marítimo.

Trump advertiu Teerã de que, se não houver um acordo "aceitável" com o Irã, "todas as pontes no Irã vão ser dizimadas à meia-noite de terça-feira" e "todas as usinas de energia estarão demolidas".

"Eles fizeram uma proposta, e é uma proposta significativa. É um passo significativo. Mas não é suficiente", afirmou o presidente a respeito do Irã. Durante o evento anual de caça aos ovos de Páscoa, realizado com a primeira-dama Melania Trump, Trump conversou com jornalistas no jardim da Casa Branca.

"A guerra poderia terminar muito rapidamente, se eles fizerem o que precisam fazer. Eles precisam fazer certas coisas. Eles sabem disso e, acredito, têm negociado de boa-fé", afirmou ele.