Trump diz que aumentará a pressão para acabar com guerra na Ucrânia
9 de outubro de 2025
Nessa quinta (9), o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos e seus aliados da OTAN estão "intensificando a pressão" para encerrar o conflito na Ucrânia, após suas tentativas de diálogo com o presidente russo Vladimir Putin não terem levado a um cessar-fogo.
"Sim, estamos intensificando a pressão", afirmou Trump à imprensa no Salão Oval, durante um encontro com seu colega finlandês, Alexander Stubb.
"Estamos intensificando a pressão juntos. Todos nós estamos intensificando a pressão. A OTAN tem sido excelente", ele acrescentou.
Trump anunciou um acordo de paz entre Israel e Hamas em Gaza nesta semana, porém declarou que a guerra desencadeada pela invasão russa na Ucrânia tem se mostrado muito mais complexa para solucionar.
"Talvez sim", respondeu Trump, ao ser indagado por um repórter na Casa Branca sobre a possibilidade de impor novas sanções à Rússia. Trump estava ao lado do presidente da Finlândia, Alexander Stubb.
Trump também afirmou que os Estados Unidos não tinham intenção de retirar suas tropas da Europa.
"Temos muitas tropas na Europa, como vocês sabem, muitas, e podemos movê-las um pouco, mas não, basicamente estaremos, estaremos praticamente prontos", afirmou o presidente dos Estados Unidos.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Trump diz que aumentará a pressão para acabar com guerra na Ucrânia — Universo Online, 9 de outubro de 2025
- ((en)) US might impose more sanctions on Russia, Trump says — rte.ie, 9 de outubro de 2025

