Ir para o conteúdo

Trump diz que Irã não pode chantagear Estados Unidos com ameaças sobre Ormuz

De Wikinotícias

19 de abril de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nesse sábado (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que o Irã não pode "chantagear" Washington com suas alterações de postura em relação ao Estreito de Ormuz, após Teerã ter anunciado novamente o fechamento desse importante ponto de passagem marítima.

"Estamos conversando com eles. Eles queriam fechar o estreito de novo – vocês sabem, como vêm fazendo há anos – e não podem nos chantagear", afirmou Trump durante um evento na Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos afirmou que haveria "algumas informações" sobre o Irã nas horas seguintes e declarou: "Estamos adotando uma postura firme".

Neste sábado, o Irã declarou que reabriu o Estreito de Ormuz, poucas horas depois de sua reabertura, em resposta à decisão dos Estados Unidos de manter o bloqueio aos seus portos. Antes do conflito, cerca de 20% do comércio global de hidrocarbonetos passava por essa importante rota marítima.

Em reação ao anúncio de um novo fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã, neste sábado (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante um evento oficial na Casa Branca, que a república islâmica não está em posição de pressionar ou fazer novas ameaças.

De acordo com a agência EFE, durante o evento no Salão Oval, Trump ressaltou as "conversas positivas" que estaria tendo com Teerã.

"Tudo está indo muito bem. Eles se armaram de espertinhos, como vêm fazendo há 47 anos. Veremos, mas teremos informações ao final do dia. Estamos conversando com eles e, como sabem, estamos adotando uma postura firme", declarou Trump.

Fontes