Ir para o conteúdo

Trump diz que Cuba está em 'situação difícil' e Estados Unidos farão 'algo em breve'

De Wikinotícias

18 de março de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Cuba enfrenta uma situação complicada e que seu governo poderá divulgar em breve ações relacionadas ao país. Em uma declaração à imprensa no Salão Oval da Casa Branca, o republicano informou que o governo de Cuba está em diálogo com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.

A operadora do sistema elétrico informou que a declaração foi feita um dia depois do colapso da rede elétrica nacional. Cerca de 10 milhões de pessoas ficaram sem energia devido ao blecaute, que ocorreu em meio ao bloqueio de petróleo imposto pelos Estados Unidos e a uma severa crise econômica.

Trump afirmou a repórteres no Salão Oval que Washington fará "algo com Cuba muito em breve".

Durante o encontro no Salão Oval com o primeiro-ministro irlandês Micheál Martin, jornalistas questionaram Trump sobre a busca dos Estados Unidos por uma mudança de regime em Cuba. No entanto, ele delegou a resposta ao seu secretário de Estado, Marco Rubio.

Rubio, de origem cubana, afirmou que a ilha "tem uma economia que não funciona dentro de um sistema político e governamental. Eles não conseguem consertar isso". "Então precisam mudar drasticamente", afirmou Rubio, e que "o que anunciaram ontem não é suficientemente drástico. Não vai resolver".

Na segunda-feira, após o retorno das apagões em Cuba, Trump declarou que terá a "honra de tomar Cuba". "Quero dizer, seja libertá-la ou tomá-la. Acho que poderia fazer com ela o que quiser", afirmou.

Fontes