Saltar para o conteúdo

Trump deve acabar com a guerra em Gaza se quer o Prêmio Nobel da Paz, diz Macron

De Wikinotícias

23 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa terça (23), o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que, para que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ganhe o Prêmio Nobel da Paz, ele deve pôr fim ao conflito em Gaza.

Em entrevista à BFM TV da França, transmitida de Nova Iorque, Macron afirmou que apenas Trump possui a capacidade de pressionar Israel a encerrar o conflito.

"Há uma pessoa que pode fazer algo a respeito, que é o presidente dos Estados Unidos. E a razão pela qual ele pode fazer mais do que nós é porque não fornecemos armas que permitem que a guerra em Gaza seja travada. Não fornecemos equipamentos que permitem que a guerra seja travada em Gaza. São os Estados Unidos da América que o fazem", afirmou Macron.

Durante sua fala na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, Trump repudiou os esforços de aliados ocidentais para apoiar um Estado palestino, alegando que isso seria uma recompensa para os militantes do Hamas.

"Vejo um presidente americano que se mobiliza, que reiterou esta manhã no púlpito [da Assembleia Geral da ONU], 'Quero a paz. Resolvi sete conflitos'. Que quer o prêmio Nobel da Paz. O prêmio Nobel da Paz só será possível se o senhor resolver este conflito", afirmou Macron à emissora BFM TV, referindo-se a Trump.

Além disso, Macron alertou que não permaneceria "de braços cruzados" diante de possíveis retaliações israelenses após a França ter reconhecido oficialmente o Estado da Palestina nesta segunda-feira. Esse gesto, embora histórico, ainda é principalmente simbólico e visa promover a paz entre israelenses e palestinos.

O conflito em Gaza teve início após os ataques realizados pelo grupo terrorista Hamas em território israelense no dia 7 de outubro de 2023. A maioria das 1.219 vítimas fatais era composta por civis.