Saltar para o conteúdo

Trump compartilha vídeo de Putin criticando Comitê do Nobel e agradece a presidente russo

De Wikinotícias

10 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa sexta (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua frustração ao não ter sido agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 2025. Em sua rede social, Truth Social, ele compartilhou um vídeo em que Vladimir Putin critica o comitê organizador do prêmio e agradeceu ao presidente russo.

"Não cabe a mim julgar se o atual presidente dos Estados Unidos merece o Prêmio Nobel, mas ele está fazendo muito para resolver crises complexas que vêm ocorrendo há anos e décadas", declarou Putin durante uma coletiva de imprensa no Tadjiquistão, e que "houve casos em que o Comitê concedeu o Prêmio Nobel da Paz a pessoas que nada fizeram pela paz. (...) Na minha opinião, essas decisões causaram enormes danos à credibilidade do prêmio".

Trump estava em campanha aberta pelo prêmio, alegando que teria encerrado "seis ou sete" guerras pelo mundo desde seu retorno à Casa Branca. No entanto, o republicano esteve envolvido em negociações em diversos conflitos, nem todos os quais ele mencionou ter terminado, e sua atuação nem sempre foi determinante para isso.

María Corina Machado, vencedora do prêmio, dedicou-o ao presidente americano, mas ele ainda não a parabenizou.

Na sexta-feira (10), o comitê declarou que Machado seria agraciado com o Prêmio da Paz devido ao seu "trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela".

Trump tem expressado publicamente seu interesse pelo prêmio, reivindicando o mérito por ter posto fim a vários conflitos ao redor do mundo.

Ele aborda o tema regularmente, inclusive durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU em setembro.

Um alto funcionário da Casa Branca informou à CBS, parceira da BBC nos Estados Unidos, que o presidente telefonou para Machado para parabenizá-la e afirmar que ela merecia o prêmio.