Ir para o conteúdo

Trump anuncia cessar-fogo de 10 dias entre Israel e Hezbollah no Líbano

De Wikinotícias

17 de abril de 2026

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa quinta (16), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Israel e Líbano aceitaram um cessar-fogo de dez dias. A trégua, segundo Trump, abrange o Hezbollah, a organização terrorista que Israel afirma estar atacando no território libanês.

Trump anunciou em uma postagem em suas redes sociais Truth Social que "esses dois líderes [de Israel e do Líbano] concordaram em iniciar formalmente um cessar-fogo de 10 dias para alcançar a paz entre seus países".

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, a trégua terá início às 18h desta quinta-feira (horário de Brasília). Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, confirmou que concordou com o cessar-fogo. Até a última atualização desta reportagem, o governo libanês ainda não havia emitido uma declaração.

Em um comunicado divulgado após o anúncio, o Hezbollah afirmou que qualquer cessar-fogo deve garantir a ausência de soldados israelenses. No entanto, Netanyahu declarou que o acordo não inclui a retirada de seus militares, que atualmente ocupam áreas do sul do Líbano, o que pode levar ao colapso da trégua.

O grupo terrorista já havia declarado anteriormente que não cumpriria nenhum acordo entre os governos.

Um cessar-fogo de dez dias entre Israel e Líbano começou a valer na noite de quinta-feira (17) após ser anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que expressou o desejo de promover uma reunião entre os líderes dos dois países.

A trégua, iniciada à meia-noite no horário local de ambos os países (18h00 de quinta-feira em Brasília), acontece enquanto Washington intensifica seus esforços para negociar um acordo de paz que encerre a guerra. O Irã, por sua vez, afirma que um acordo só será possível com um cessar-fogo no Líbano.

O conflito no Oriente Médio teve início quando os Estados Unidos e Israel bombardearam o Irã no dia 28 de fevereiro. O Líbano entrou na guerra quando o Hezbollah disparou foguetes contra Israel no dia 2 de março.

Trump declarou que a trégua foi resultado de conversas "excelentes" com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente do Líbano, Joseph Aoun, dois dias após o início das negociações de paz entre Israel e Líbano em Washington.

Fontes