Trump ameaça impor tarifas pesadas sobre bebidas europeias
13 de março de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou na quinta-feira a União Europeia com tarifas de 200% sobre vinho, champanhe e outras bebidas destiladas produzidas no bloco de 27 países depois que a UE aplicou o que ele disse ser "uma tarifa desagradável de 50%" sobre o uísque destilado americano.
Trump argumentou em uma publicação em sua plataforma de mídia social Truth que a UE é "uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo". Ele disse que foi formada em 1993 "com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos" economicamente.
No último mês, Trump vem travando uma briga tarifária de retaliação com seus maiores parceiros comerciais — México, Canadá, China e UE — no que ele diz ser um esforço para estancar o fluxo de drogas, especialmente fentanil, para os Estados Unidos do México e Canadá, e também convencer os fabricantes a fechar suas operações no exterior e movê-las para os EUA para criar mais empregos americanos.
Na quarta-feira, Trump aplicou tarifas de 25% sobre exportações de aço e alumínio para os EUA de 35 países, incluindo o bloco da UE.
A Europa rapidamente retaliou com suas próprias tarifas sobre US$ 28 bilhões em exportações dos EUA para países que há muito são aliados geopolíticos dos EUA, enquanto o Canadá impôs novas tarifas sobre US$ 20,7 bilhões em exportações dos EUA para seu vizinho do norte.
As novas medidas da UE serão aplicadas não apenas a produtos de aço e alumínio, mas também a têxteis, eletrodomésticos e produtos agrícolas. Motocicletas, bourbon, manteiga de amendoim e jeans também serão atingidos, como foram durante o primeiro mandato de Trump, que durou de 2017 a 2021.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Trump threatens hefty tariffs on European spirits — VOA News, 13 de março de 2025
![]() | Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |