Trump afirma que 11 narcotraficantes morreram em ataque contra barco saído da Venezuela
2 de setembro de 2025
Nessa terça (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que 11 "narcotraficantes" foram mortos em uma operação no mar do Caribe contra um barco que levava drogas da Venezuela. Esse evento representa uma intensificação após o envio de navios de guerra para a área.
As forças americanas "atiraram contra uma embarcação (...) que transportava muitas drogas", afirmou Trump na Casa Branca, e que "então a eliminamos".
Posteriormente, o presidente incluiu em uma mensagem em sua rede Truth Social que o ataque aconteceu enquanto os traficantes do grupo Tren de Aragua se encontravam em águas internacionais.
"O ataque resultou em 11 terroristas mortos em ação", garantiu.
A declaração acontece em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e Venezuela. Navios de guerra, submarinos e aviões de espionagem foram enviados pelo governo dos Estados Unidos para a região sul do Caribe. A Casa Branca afirma que a operação visa combater o tráfico de drogas.
Trump também afirmou que o grupo narcotraficante atua sob o comando do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. "Que isso sirva de aviso a qualquer pessoa que sequer pense em trazer drogas para os Estados Unidos da América. Cuidado!", publicou na Truth Social.
Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, declarou na rede social X que o país realizou um "ataque letal" contra um barco de drogas proveniente da Venezuela.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Trump afirma que 11 narcotraficantes morreram em ataque contra barco saído da Venezuela — Universo Online, 2 de setembro de 2025
- ((pt)) Trump diz que EUA atiraram contra embarcação da Venezuela carregada com drogas; 11 morreram — G1, 2 de setembro de 2025

