Trump adverte severamente o Afeganistão sobre a Base Aérea de Bagram
21 de setembro de 2025
Em 20 e 21 de setembro de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou o Afeganistão, atualmente sob controle do Talibã, de que "coisas ruins acontecerão" se o país não devolver o controle da Base Aérea de Bagram aos Estados Unidos.
Trump fez a declaração publicamente via Truth Social e a reiterou aos repórteres: os EUA querem a base de volta imediatamente e não descartaram novas ações caso as demandas não sejam atendidas.
Bagram foi uma instalação-chave dos EUA durante a guerra no Afeganistão e foi desocupada durante a retirada de 2021, após a qual o Talibã assumiu o controle.
A base continua estrategicamente importante devido ao seu tamanho, sua longa pista, que pode receber aeronaves de grande porte, e sua proximidade geográfica com a China — Trump citou isso como uma das motivações para retomar o controle.
Autoridades do Talibã rejeitaram a ideia de devolver Bagram, mantendo a soberania afegã sobre o local.
Enquanto isso, autoridades americanas estariam explorando acordos diplomáticos, econômicos e talvez de segurança em discussões com o Talibã, embora os detalhes permaneçam vagos.
A situação acrescenta mais um ponto crítico às relações entre os EUA e o Afeganistão, com potenciais implicações para a estabilidade regional, operações antiterrorismo e competição com a China. Observadores alertam que qualquer tentativa de retomar a base pode assemelhar-se a uma grande operação militar, aumentando significativamente os riscos
Fontes
[editar | editar código]- ((en)) Trump warns Afghanistan of ‘bad things’ if it does not return Bagram base — Aljazeera, 21 de setembro de 2025
- ((en)) Trump warns of 'bad things' if Afghanistan does not return Bagram Air Base — AA News, 21 de setembro de 2025
- ((en)) Trump says 'bad things' will happen if Afghanistan does not return Bagram air base — Reuters, 21 de setembro de 2025

