Troca da bandeira e exposição marcam início da Semana da Pátria no Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

30 de agosto de 2014

A chegada da Semana da Pátria (de 1 a 5 de setembro) será marcada por uma série de comemorações que terão início neste fim de semana em Brasília (DF). Na Praça dos Três Poderes, acontece a tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional.

Já no Parque da Cidade, haverá a apresentação de bandas militares e a abertura de uma exposição que irá reunir produtos de defesa como aeronaves, lançador múltiplo de foguetes, canhões antiaéreos, motos e viaturas blindadas (além de simulador de voo e espaço com ambiente de selva).

A Marinha do Brasil vai promover a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes, no próximo domingo (dia 31), às 10 horas.

O evento, que acontece todos os meses em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal, desta vez presta homenagem ao Dia da Independência do Brasil.

Durante a celebração, a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, acompanhado de salva de 21 tiros de canhão. Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira é arriada, ao som do Hino à Bandeira.

Pelotões da Marinha com um total de 150 militares participam do desfile em continência à autoridade presente de maior precedência, acompanhados da Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília.

Exposição[editar]

Na abertura da Exposição da Independência, no Parque da Cidade, uma das atrações será a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, no sábado (dia 30), às 11 horas. A banda é conhecida, especialmente, pelo sincronismo e simetria das evoluções, com destaque para os formatos das palavras ‘Brasil’ e ‘Pátria’, além do desenho de uma âncora, símbolo da Força Naval.

O Exército Brasileiro apresentará equipamentos de defesa como viaturas blindadas de transporte de pessoal. O público infantil também pode se divertir com atividades de pintura e peça teatral.

A Força Aérea marcará presença com atrações como simulador de voo, espaço com um ambiente de selva e exposição de motos, maquetes de aeronaves e exibição de vídeos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostrará a evolução da instituição em mais de 80 anos de história. Além de fotos, uniformes e viaturas antigas, a exposição contará com novas tecnologias empregadas no enfrentamento à criminalidade, a prevenção e o atendimento aos acidentes de trânsito.

O estande da Polícia Militar vai apresentar diversos modelos de viaturas e equipamentos usados em operações de rua, além de motos históricas e armamentos. E o Corpo de Bombeiros vai expor materiais de salvamento e combate a incêndios urbanos e florestais, viaturas de emergência médica, lanchas e moto aquáticas.

O Centro Piloto de Educação e Prevenção ao Uso de Drogas, da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal participa da Exposição da Independência com sua unidade móvel do Museu de Drogas, que abriga substâncias tóxicas e entorpecentes.

Fonte[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati