Saltar para o conteúdo

Trens da França são alvo de sabotagem no dia da abertura das Olimpíadas de Paris 2024

De Wikinotícias
Jogos Olímpicos de Verão de 2024

26 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Locais dos ataques e linhas afetadas

As linhas ferroviárias de alta velocidade da França foram alvo de vários atos "maliciosos", incluindo um incêndio criminoso na sexta-feira, no que foi descrito como "sabotagem coordenada" com o objetivo de interromper as viagens antes da cerimônia de abertura das Olímpiadas de Paris 2024.

A empresa ferroviária francesa SNCF descreveu a interrupção noturna como um "ataque massivo que visa paralisar a rede de linhas de alta velocidade".

Até à data, os serviços de transporte ferroviário não foram restabelecidos nos locais onde ocorreram os ataques, que incluíram incêndios e roubo de cabos elétricos. Concentraram-se nas rotas Courtalain (Eure-et-Loir), Pagny-sur-Moselle (Meurthe-et-Moselle) e Croisilles (Pas-de-Calais).

Embora os ataques não tenham ocorrido em Paris, o transporte para a capital foi afetado da mesma forma que a viagem de comboio em Inglaterra. Estima-se que 800 mil pessoas serão afetadas por este ataque.

Nas ruas de Paris, o som mais alto é o das sirenes dos trens da polícia. A segurança tem sido um tema delicado durante as Olimpíadas de Paris. Esta sexta-feira, cerca de 55 mil agentes, entre polícias e soldados, estão de serviço para proteger a cerimônia de abertura em toda a capital francesa, especialmente na região em redor do Sena.

Segundo o jornal Le Figaro, os ataques desta manhã adotaram o modo de operação da "ultraesquerda". Até agora, este ataque não foi objeto de queixas e não é um ataque terrorista.