Tradutor instantâneo e TV ajustável são novidades em feira tecnológica

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

12 de janeiro de 2019

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um tradutor instantâneo de voz, um celular dobrável, TVs com altura “ajustável” e novos óculos com realidade aumentada. As grandes novidades tecnológicas do ano (e, talvez, do futuro próximo) foram apresentadas nesta semana na CES, principal feira de aparelhos eletrônicos do mundo, realizada nos Estados Unidos. O evento reuniu as principais marcas para apresentar novos produtos, que podem ou não virar grandes sucessos em lojas de todo o mundo.

O conglomerado Google se destacou com um tradutor instantâneo de conversas em diferentes idiomas. Diferentemente do já fornecido Google Tradutor, no qual era possível obter falas e textos em dezenas de línguas desejadas, o recurso possibilitará conversas em tempo real entre pessoas falando idiomas que não compreendem.

Intérprete

A funcionalidade será incluída no assistente do Google, instalado no aplicativo Google Home, que coordena diversas aplicações de conexão com atividades domésticas, como assistir à televisão (o Google Chromecast) ou realizar operações em eletrodomésticos (como ligar, desligar ou regular intensidade e outros parâmetros).

O "tradutor" em tempo real também será implantado nos dispositivos inteligentes do grupo, como o “Relógio Inteligente” (Smart Clock), um equipamento com tela com funcionalidades mais simples de computador e que disponibiliza diversos tipos de informações.

Celulares “dobráveis”

Um modelo de celular “dobrável” chamou a atenção na feira. A empresa chinesa Royole apresentou um “híbrido” de smartphone e tablet com essa flexibilidade na sua tela, o Royole Flexpai. Em sua forma “aberta”, ele torna-se um tablet. Em sua forma “dobrada”, ele assume a estrutura de um celular com duas telas, uma na frente e outra atrás.

A inovação foi celebrada por participantes da feira e veículos especializados em tecnologia como o primeiro smartphone dobrável do mundo. Essa propriedade técnica de aparelhos celulares já havia sido pensada e projetada em anos anteriores, mas foi a primeira vez que uma empresa, desconhecida, conseguiu apresentar um modelo.

TVs “ajustáveis” e inteligentes

A LG lançou uma televisão de 65 polegadas (OLED TVR) “ajustável”. Como uma “cortina ao contrário”, sua tela sai de uma base e pode ser manuseada para ter diferentes alturas, assumindo diferentes formas. Quando não está em uso, pode ser “recolhida” para ficar invisível ou escondida. Além disso, o aparelho traz altíssima resolução em 8k.

Na competição do mercado de TVs, o tamanho segue sendo um diferencial competitivo desejado. A LG lançou também uma televisão de 88 polegadas. A Samsung apresentou um aparelho de 219 polegadas, chamado para efeitos de marketing da empresa como o modelo “O muro” (The Wall). Pelas dimensões, apresenta uma espécie de parede de um cômodo de uma casa, com tecnologia microled e definição 8k, adaptada pelo equipamento mesmo que o conteúdo original seja em definição menor.

Fonte