Três líderes britânicos viajam para a Escócia em uma tentativa de salvar a união

Fonte: Wikinotícias

9 de setembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Resultados recentes de pesquisas sobre o referendo sobre a independência da Escócia, mostrando um aumento significativo por independência que está posicionada em frente com o apoio de 51%, provocaram pânico na classe política britânica. Prova disso é o anúncio de hoje de David Cameron, primeiro-ministro britânico, Ed Miliband, líder da oposição trabalhista, e Nick Clegg, vice-primeiro ministro, em uma viagem para a Escócia realizada quarta-feira para lutar pela defesa da união com Reino Unido. Cada viagem separadamente.

"Dividimos muitas coisas, mas um problema no qual estamos de acordo: o Reino Unido funciona melhor em conjunto", disse Clegg em um comunicado. De acordo com a RIA Novosti, a separação "precipitou uma mudança sem precedentes na agenda parlamentar, focada em transmitir uma mensagem de unidade ao eleitorado escocês." Analistas não lembram de outro momento em que o primeiro-ministro e o líder da oposição concordaram em cancelar seu trabalho regular de quarta-feira no Parlamento de Westminster. No entanto, a viagem improvisada carrega alguns riscos para Cameron, como é um dos políticos menos respeitados na Escócia e, de acordo com uma pesquisa recente, a confiança de apenas 23% do eleitorado escocês ganhou.

Enquanto isso, Cameron declarou que um lugar para se estar "é na Escócia, ouvindo das pessoas coisas importantes, é estar na Escócia ouvindo e conversando com as pessoas.". Além disso, Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra advertiu que com a independência, a Escócia não conseguiria manter a libra. Por outro lado, Alex Salmond, primeiro ministro da Escócia e defensor da independência, diz que este movimento mostra em Westminster e também promete: "Vamos ganhar o referendo para a Escócia". Uma nova pesquisa sobre as intenções de voto mostra a opiniões favoráveis dos sindicalistas, porém, e ainda se mantém próximos, a pesquisa TNS revelou que 39% não votariam e 38% sim.

"Esta é uma situação muito apertado e as duas partes tentam maximizar os últimos dias da campanha para convencer eleitores indecisos", diz Tom Costley, Chefe da TNS Escócia. Nesta pesquisa, 23% estavam indecisos. Ainda uma participação maciça no referendo, quase 80% dos eleitores, que podem quebrar os registros em uma democracia ocidental são esperadas. Finalmente, Salmond negou rumores sobre o pânico que a rainha Elizabeth II se sente sobre a independência. O ministro escocês diz que ela "ficaria orgulhosa" de ver a Escócia independente. No entanto, a última pesquisa YouGov mostra que 46% dos eleitores querem abandonar a monarquia, contra 40% que querem mantê-la e 14% que estão indecisos.

Fontes