Três dividem o Prêmio Nobel de Física por Trabalhos sobre Mudança Climática

Fonte: Wikinotícias
Syukuro Manabe, um dos vencedores do Prêmio Nobel de Física 2021

6 de outubro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Real Academia Sueca de Ciências anunciou na terça-feira que o Prêmio Nobel de Física vai para três cientistas por seu trabalho em ajudar a entender sistemas físicos complexos, trabalho que se mostrou valioso na quantificação e previsão do clima.

Em uma entrevista coletiva em Estocolmo, o secretário-geral da academia Goran K. Hansson e um painel de jurados do Nobel apresentaram metade do prêmio de física a Syukuro Manabe e Klaus Hasselmann “pela modelagem física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo o aquecimento global de forma confiável.”

Hansson disse que a outra metade do prêmio foi concedida a Giorgio Parisi “pela descoberta da interação da desordem e das flutuações nos sistemas físicos das escalas atômicas às planetárias”.

O painel disse que o trabalho de Manabe e Hasselmann "estabeleceu a base de nosso conhecimento sobre o clima da Terra e como a humanidade o influencia".

Nascido no Japão e agora meteorologista sênior da Universidade de Princeton, Manabe foi o pioneiro em estudos sobre como o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento das temperaturas na superfície da Terra.

Professor de meteorologia no Instituto Max Planck de Meteorologia, em Hamburgo, Alemanha, Hasselmann criou um modelo que liga tempo e clima, respondendo assim à pergunta de por que os modelos climáticos podem ser confiáveis ​​apesar do tempo ser mutável e caótico.

E o físico Parisi da Universidade Sapienza de Roma, ao longo de sua carreira, descobriu padrões ocultos em materiais complexos desordenados, tornando possível compreender e descrever muitos materiais e fenômenos diferentes e aparentemente inteiramente aleatórios em todas as áreas da ciência e da matemática.

Os três cientistas dividirão o prêmio em dinheiro de US $ 1,1 milhão. O Prêmio Nobel de Medicina foi concedido segunda-feira, com prêmios de química, literatura, paz e economia a serem entregues no final desta semana e no início da próxima semana.

Fontes