Tráfico de drogas e pessoas são os principais desafios do Comando Sul

Fonte: Wikinotícias

21 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O tráfico de entorpecentes e de pessoas no hemisfério são desafios que o Comando Sul dos Estados Unidos deve enfrentar junto com os países aliados da região. Foi assim que altos comandantes militares deram a conhecer.

Segundo o almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul, nações como Honduras, Guatemala, Colômbia, Brasil, Argentina e Chile são seus aliados mais fortes na luta contra os principais desafios que a região enfrenta depois da China.

Como?

Através da coordenação e cooperação interagências na luta contra as “organizações criminosas transnacionais”, que sublinhou “são organizações criminosas assassinas que controlam territórios e são muito bem financiadas, e ainda enfrentamos muita corrupção”.

Um problema que, embora não seja exclusivo da região, é um flagelo contra o qual a América Latina deve lutar, bem como contra suas múltiplas consequências derivadas do narcotráfico.

Por sua vez, o General David Bellon, novo chefe do Componente da Marinha, sempre no Comando Sul, sublinhou a importância do trabalho contínuo de equipe de todas as forças militares do hemisfério contra as organizações que também estão intimamente ligadas ao terrorismo.

“Entendemos que essas ameaças geram fragilidades na região e minam democracias e também outros governos queiram tirar vantagem de nossos amigos da região. Portanto, nossa mensagem é que os estamos observando e, juntos, enfrentaremos essas ameaças."

Fontes