Tornado raro atinge subúrbio de Los Angeles

Fonte: Wikinotícias

23 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA relata que um tornado raro atingiu na quarta-feira um subúrbio da cidade de Los Angeles, Califórnia, ferindo uma pessoa e danificando edifícios comerciais.

Em um relatório na quarta-feira, o NWS disse que foi o tornado mais forte a atingir a área desde 1983 e apenas o 46º tornado relatado no condado de Los Angeles desde 1950.

O serviço meteorológico diz que o tornado atingiu o solo no final da manhã, horário de Los Angeles, na quarta-feira, em um parque industrial e um distrito de armazéns na cidade suburbana de Montebello. O relatório diz que o tornado danificou 17 estruturas, principalmente seus telhados.

O NWS disse que o telhado de um prédio desabou quase totalmente e o aparelho de ar condicionado foi arrancado. Outros edifícios tiveram suas clarabóias quebradas.

Um porta-voz da cidade de Montebello disse à Associated Press que uma pessoa foi levada a um hospital local com ferimentos não especificados.

Muito antes de o serviço meteorológico confirmar o tornado, os moradores postaram vídeos nas redes sociais de uma nuvem funil se formando e se estendendo em direção ao solo e detritos girando abaixo dela.

O NWS disse que a tempestade foi classificada como um tornado EF1 e que tinha ventos de cerca de 177 quilômetros por hora.

Por mais raro que tenha sido o tornado de quarta-feira, o serviço meteorológico diz que foi o segundo tornado a atingir a área esta semana. A agência diz que um tornado fraco com ventos de cerca de 120 quilômetros por hora foi confirmado ao norte de Los Angeles, na cidade de Carpinteria, no condado de Santa Bárbara.

O NWS disse que o tornado provavelmente se originou como uma tromba d'água sobre o oceano e se moveu para a costa.

O estado norte-americano da Califórnia tem visto uma sucessão de fortes tempestades nos últimos meses, impulsionadas pelos chamados rios atmosféricos.

Fontes