Tornado de Piracicaba finalmente rastreado, porém...
Apesar da localização do núcleo da supercélula, a posição exata do tornado ainda não foi determinada.

Piracicaba • 28 de setembro de 2025
Após oito meses de intenso acompanhamento por observadores especializados independentes, o núcleo da supercélula que gerou o tornado F0 em Piracicaba (SP) no final da tarde de 31 de janeiro de 2025 finalmente pôde ser localizado. Divulgada no sábado (27), a descoberta, baseada em análise tridimensional, projeções 3D e dados públicos de satélite do CPTEC e do radar do IPMet de Bauru indica que o fenômeno tocou o solo em uma área agrícola e inabitada do bairro Pau Queimado, na zona rural da cidade.
Essa atualização revisa análises anteriores, que haviam situado o ponto de contato com o solo no bairro Campestre, após refinamento publicado em 2 de maio de 2025. A evolução das análises apontou inicialmente diferentes loteamentos do Campestre e, finalmente, uma área agrícola do Pau Queimado. Além disso, o fenômeno apresentou uma trajetória bastante curta.
Todavia, a localização exata do núcleo da supercélula ainda apresenta incertezas, e o fenômeno permanece em estudo. O principal objetivo é ter a maior parte das análises concluída até o aniversário de um ano do evento, em 31 de janeiro de 2026.
Apesar da nova localização, o tornado continua sendo amplamente referido como tendo ocorrido no Campestre, devido à consolidação coletiva e ao campo de visão do único cinegrafista que registrou o funil, o qual mostrava majoritariamente esse bairro.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Instituto de Pesquisas Meteorológicas. Chuva Diária — Universidade Estadual Paulista
Ligações externas
[editar | editar código]- Novas análises sobre o tornado de 31 de janeiro de 2025 em Piracicaba — Piracicaba Meteorológica (via Wikiversidade), 27 de setembro de 2025
- Lista de tornados no Brasil (2025-) — Wikipédia


