Tormenta de neve provoca afundamento de plataforma petroleira no Mar de Ojotsk

Fonte: Wikinotícias

19 de dezembro de 2011

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Una tormenta de neve ontem provocou o colapso de Kolskaya (Кольская), uma plataforma petrolífera situada no Extremo Oriente Russo, a 200 km da costa da ilha de Sakhalina no Mar de Okhotsk, enquanto era rebocada pelo navio quebra-gelo Magadán (Магадан). Segundo relatórios, a plataforma tombou depois que temporal fizesse que as janelas da estrutura se rompessem, permitindo que as geladas águas do Pacífico Norte entrassem nela entre as rachaduras e a debilitassem, lançando ao mar as 67 pessoas a bordo, 63 das quais eram trabalhadores e entre eles um cidadão búlgaro.

Embora se descartou como causa um desastre ambiental como o que ocorreu na plataforma Deepwater Horizon no ano passado no Golfo do México, se desconhece o estado em que se encontram as pessoas que ainda não foram resgatadas, pois foram encontrados 4 corpos com sinais de hipotermia e outras 14 pessoas se encontram a salvo. De fato, "as reservas de combustível na plataforma Kolskaya são mínimas e estão armazenadas em tanques hermeticamente selados, por isso não há risco de vazamento", segundo informou Taimuraz Kasayev, porta-voz do serviço regional de emergências.

As hipóteses preliminares sugerem que a mudança se produziu devido a um desrespeito pelas regras que regem o trailer, pois se ignoraram as condições climáticas durante as operações. No momento do acidente, às 16:00 do horário local (05:00 UTC) as ondas alcançaram até seis metros e o vento soprava com velocidades de 15 a 20 metros por segundo.

Fontes