Tormenta de neve provoca afundamento de plataforma petroleira no Mar de Ojotsk

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de dezembro de 2011

Una tormenta de neve ontem provocou o colapso de Kolskaya (Кольская), uma plataforma petrolífera situada no Extremo Oriente Russo, a 200 km da costa da ilha de Sakhalina no Mar de Okhotsk, enquanto era rebocada pelo navio quebra-gelo Magadán (Магадан). Segundo relatórios, a plataforma tombou depois que temporal fizesse que as janelas da estrutura se rompessem, permitindo que as geladas águas do Pacífico Norte entrassem nela entre as rachaduras e a debilitassem, lançando ao mar as 67 pessoas a bordo, 63 das quais eram trabalhadores e entre eles um cidadão búlgaro.

Embora se descartou como causa um desastre ambiental como o que ocorreu na plataforma Deepwater Horizon no ano passado no Golfo do México, se desconhece o estado em que se encontram as pessoas que ainda não foram resgatadas, pois foram encontrados 4 corpos com sinais de hipotermia e outras 14 pessoas se encontram a salvo. De fato, "as reservas de combustível na plataforma Kolskaya são mínimas e estão armazenadas em tanques hermeticamente selados, por isso não há risco de vazamento", segundo informou Taimuraz Kasayev, porta-voz do serviço regional de emergências.

As hipóteses preliminares sugerem que a mudança se produziu devido a um desrespeito pelas regras que regem o trailer, pois se ignoraram as condições climáticas durante as operações. No momento do acidente, às 16:00 do horário local (05:00 UTC) as ondas alcançaram até seis metros e o vento soprava com velocidades de 15 a 20 metros por segundo.

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati