Tokayev parabeniza Lukashenko pela reeleição

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

10 de agosto de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Na segunda-feira, 10 de agosto, o presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev enviou um telegrama de felicitações ao reeleito, segundo dados oficiais, o presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko.

Tokayev afirmou que os resultados das eleições, "realizadas numa difícil situação política", testemunham o apoio popular a Lukashenko e visam "o fortalecimento da soberania e independência da Bielorrússia". A assessoria de imprensa acrescenta:

“O chefe de Estado expressou confiança de que a cooperação mutuamente benéfica entre o Cazaquistão e a Bielorrússia continuará a se desenvolver com sucesso para o benefício dos povos dos dois Estados. O presidente do Cazaquistão deseja a Aleksandr Lukashenko a plena implementação de todos os seus planos — paz, estabilidade, compreensão mútua e prosperidade”.

Em 9 de agosto, uma votação presidencial foi realizada na Bielorrússia. De acordo com dados preliminares da Comissão Eleitoral Central, Lukashenka obteve 80,23%, dos votos. O comparecimento foi de 84,23% — 5,79 milhões de pessoas participaram da votação.

A oposição não reconheceu os resultados. Na noite do mesmo dia, começaram os protestos contra a falsificação em Minsk e em outras regiões do país. Numerosos confrontos ocorreram entre manifestantes e policiais. Existem pessoas mortas e feridas.

Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.
Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit