Saltar para o conteúdo

Time de refugiadas afegãs competirá em torneio amistoso promovido pela FIFA

De Wikinotícias

24 de setembro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa quarta (24), a FIFA anunciou que uma equipe formada por mulheres refugiadas afegãs competirá pela primeira vez em um torneio amistoso internacional no próximo mês nos Emirados Árabes Unidos.

O torneio ocorrerá em Dubai, de 23 a 29 de outubro, e contará também com equipes do Chade, Líbia e Emirados Árabes.

"Tornar possível que todas as mulheres joguem futebol é uma das prioridades da FIFA, mas também um objetivo fundamental para o futuro do nosso esporte", afirmou o presidente da organização, Gianni Infantino, em um comunicado.

O Talibã reassumiu o controle do Afeganistão em 2021 e, desde então, as mulheres foram proibidas de praticar esportes, e suas oportunidades de acesso à educação e ao trabalho foram drasticamente reduzidas.

As 23 jogadoras afegãs foram escolhidas durante três seletivas realizadas na Austrália e na Inglaterra entre os meses de julho e setembro. Ao todo, 70 atletas que participaram de competições no Afeganistão antes da retomada do poder pelo Talibã em 2021 — quando começou a proibição de atividades esportivas para mulheres — se inscreveram. Elas vivem entre a Europa e o país da Oceania, e um grupo foi escolhido para competir no torneio.

No torneio, todas as equipes se enfrentarão, e além das jogadoras refugiadas do Afeganistão, as equipes do Chade e da Líbia buscam conquistar pontos para entrar pela primeira vez no ranking da FIFA. Por outro lado, a seleção dos Emirados Árabes Unidos ocupa a 116ª posição e almeja entrar no top-100 mundial. As partidas poderão ser assistidas pelo streaming da FIFA.

Durante o anúncio do torneio, Gianni Infantino, presidente da FIFA, expressou gratidão ao país anfitrião pela disposição em acolher o evento e destacou a relevância da competição.