The Times publica notas sobre suborno de militantes do Talibam para não atacarem o exército italiano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

15 de outubro de 2009

Unidades do contingente italiano no Afeganistão.

O diário britânico The Times publicou nesse 14 de outubro notas onde afirmava-se que serviços secretos da capital italiana subornaram o Talibam afegão para que suas tropas não fossem atacadas.

O governo italiano anunciou que recorrerá aos tribunais, enquanto que Ignazio La Russa, ministro italiano da Defesa, qualificou as informações como "lixo".

O diário britânico afirma que serviços de Inteligência estadunidenses interceptaram comunicações telefônicas onde concluí-se que o Exército italiano efetuava pagamentos aos talibans na região onde estão ativas as tropas italianas. O jornal afirma também que, quando as tropas transalpinas foram substituídas por efetivos franceses nos finais de 2008 na zona de Sarobi, estes últimos nã sabiam que dos perigos reais da região, pois não estavam a par dos suspeitos pagamentos. Pouco depois da chegada das forças francesas à província, 10 militares franceses morreram em uma emboscada.

O governo francês classificou as informações de "infundadas" e declarou não dispôr de informação alguma a respeito.

O jornal The Times pertence ao magnata da mídia Rupert Murdoch, rival acirradíssimo do presidente Silvio Berlusconi no mercado televisivo da Itália.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati