Ir para o conteúdo

Texas: um mês após enchentes, autoridades mantêm silêncio e testemunhas encontram partes de corpos em seus jardins

De Wikinotícias

4 de agosto de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

A inundação perto da cidade de Kerrville

Um mês depois das enchentes em Texas Hill, no Texas, autoridades mantiveram hoje silêncio sobre o assunto. Não houve atualizações do número de mortos e desaparecidos, por exemplo, nos portais do governo do estado e do Condado de Kerr, o mais atingido. O governador Greg Abott, no entanto, disse dias atrás em sua conta no X que os texanos atingidos não serão esquecidos e que está discutindo com deputados a criação de leis que obriguem a emissão de alertas meteorológicos com mais rapidez.

Faz hoje exatamente um mês que aconteceu, na madrugada de 4 de julho passado, no feriado do Dia da Independência, um dos maiores desastres naturais no país nas últimas décadas, quando uma enchente repentina no rio Guadalupe inundou suas margens onde centenas de pessoas acampavam. 20 meninas do Acampamento Mystic perderam a vida, junto com ao menos outras 110 pessoas em diversos condados da região.

A inundação se espraiou por quase 300 metros da margem do rio, inundando ruas e casas e matando pessoas que foram levados pela forte correnteza, principalmente no Condado de Kerr.

Há duas semanas estimava-se que o número total de mortos pudesse chegar a quase 300 e apenas cerca de 130 vítimas foram reconhecidas até agora, incluindo o corpo da pequena Emmy de 11 anos, cuja mãe Alicia Jeffrey Baker disse numa audiência pública em Kerrville no dia 31 de julho que a identificação só foi possível pela pulseira de berloques no pulso da menina.

Na mesma audiência, Ashlee Willis, que mora perto de Sandy Creek, no Condado de Travis, disse que encontrou "um quadril e uma perna" em sua propriedade.

Falta de alertas meteorológico locais

Se bem que inicialmente autoridades do Condado de Keer e de cidades como Kerville tivessem dito que não haviam recebido alertas suficientemente precisos do Serviço Nacional do Tempo (NWS), meteorologistas do órgão logo anunciaram que isto não era verdade e que uma previsão exata sobre a quantidade de chuva nas horas anteriores era impossível de ser feita. Ted Cruz, senador pelo Texas, e veículos de imprensa locais fizeram o levantamento da quantidade de alertas emitidos, com Ted dizendo que claramente o erro não havia sido do NWS.

Análises posteriores indicaram que autoridades locais não haviam retransmitido os alertas por qualquer meio e nem haviam tomado precauções para evitar o desastre numa área propensa a este tipo de inundação e onde o sinal de celular nem sempre está disponível. Em 17 de julho de 1987 dez jovens de um acampamento morreram devido a uma enchente repentina no mesmo rio, numa cidade quilômetros abaixo de Kerrville.

Na audiência no dia 31 o xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, responsável pela retransmissão dos alertas disse que eles estavam dormindo na hora do incidente porque não haviam recebido um alerta de alto risco do NWS. "Não sei como vocês conseguem ser bons no que fazem", respondeu o senador Charles Perry, presidente de um comitê do Senado que está investigando o assunto.

Maiores desastres naturais nos EU

Os maiores desastres naturais em número de mortos nos EU nos últimos 20 anos incluem dois grandes furacões no topo da lista, mas também têm uma onda de calor e um incêndio florestal devastador. Outros desastres neste período também tiveram quase 100 vítimas fatais, mas os maiores são os listados abaixo. Doze (12) dos 17 aconteceram a partir de 2015 (inclusive), reforçando a ideia de que a piora do aquecimento global pode estar por trás de eventos naturais cada vez mais frequentes e extremos.

Número de vítimas Ano Tipo de evento
3.059 2017 Furacão Maria
1.836 2005 Furacão Katrina
346 2011 Surto de tornados de 2011
276 2021 Tempestade de inverno de fevereiro de 2021
229 2021 Onda de calor no oeste de 2021
211+ 2020 Furacão Eta
199+ 2024 Furacão Helene
158 2011 Tornado de Joplin de 2011
157+ 2022 Furacão Ian
147 2012 Furacão Sandy
136+ 2025 Enchente repentina do rio Guadalupe
134 2017 Furacão Irma
113 2008 Furacão Ike
110 2023 Incêndios florestais no Havaí
107 2021 Furacão Ida
107 2017 Furacão Harvey
106 2022 Tempestade de inverno de dezembro de 2022

Notícias Relacionadas

Referências

Fontes