Teori Zavascki, juiz da Suprema Corte de Justiça do Brasil, morre em acidente de avião

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

19 de janeiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki morreu nesta quinta-feira (19), aos 68 anos, em um acidente aéreo. Ele já era viúvo e deixa três filhos. Membro do STF desde 2012, Teori foi o ministro responsável pelas investigações da Operação Lava Jato no parlamento, tratando dos processos dos investigados com foro privilegiado. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki, em uma rede social.

Um avião caiu na tarde de quinta-feira (19) no mar de Parati, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente foi próximo à Ilha Rasa. O avião saiu de São Paulo (SP) e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), outras três pessoas estavam a bordo. Na hora do acidente, chovia forte em Parati e a região estava em estágio de atenção.

A causa está sob investigação. Navios da marinha, barcos de pesca e pessoal do exército e do corpo de bombeiros estavam vasculhando a área e tentando recuperar os destroços. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão investigar as causas do acidente.

Zavascki desempenhou um papel crucial no inquérito judicial "Lava Jato" sobre um suborno e um escândalo que envolveu dezenas de políticos - incluindo o ex-presidente Luiz Inácio da Silva e várias outras dezenas de políticos proeminentes.

Nos últimos dias, o juiz vinha examinando provas de altos executivos da Odebrecht, empresa construtora brasileira, o que poderia resultar em mais detenções de figuras poderosas no Congresso e na comunidade empresarial.

Uma testemunha do acidente que estava em um barco nas proximidades, disse à emissora de TV GloboNews que a visibilidade estava perto de zero por causa da chuva, mas que viu o avião perdendo altitude.

"A curva que o piloto estava fazendo parecia muito acentuada, mas o avião continuou curvando-se, ao ponto que minha esposa gritou: Vai bater! Então o avião caiu no mar."

Fonte