Tenista chinesa nega postagem nas redes sociais acusando ex-funcionário de agressão sexual

Fonte: Wikinotícias

21 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A tenista chinesa Peng Shuai nega que ela escreveu uma postagem nas redes sociais no mês passado acusando um funcionário do Partido Comunista aposentado de agredi-la sexualmente.

Em um vídeo publicado no domingo no site do jornal chinês Lianhe Zaobao, com sede em Cingapura, Peng disse à entrevistadora que ela "nunca disse ou escreveu nada acusando alguém de me agredir sexualmente", um ponto que ela disse que precisava "enfatizar... muito claramente".

Peng disse na entrevista que sua postagem inicial no site de mídia social Weibo era “um assunto privado” e disse ao entrevistador que ela era capaz de se mover livremente.

O jornal disse que o vídeo foi feito domingo em Xangai, onde Peng de 35 anos estava participando de uma competição de esqui. O vídeo mostrou ela ao lado da ex-estrela da National Basketball Association, Yao Ming, e outras figuras esportivas chinesas.

Peng, uma ex-atleta olímpica que ganhou títulos em Wimbledon e no Aberto da França, disse em 2 de novembro que o ex-vice-premier Zhang Gaoli a coagiu a fazer sexo antes que evoluísse para uma relação consensual. Seu post foi rapidamente apagado e ela desapareceu da vista pública por vários dias. Ela eventualmente apareceu em um evento de tênis e falou por vídeo com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, durante o qual ela disse que estava segura.

Seu desaparecimento despertou preocupação entre alguns dos melhores tenistas do mundo, incluindo Naomi Osaka, Serena Williams, Billie Jean King e Novak Djokovic.

A Associação de Tênis Feminino suspendeu todos os seus torneios patrocinados na China continental e Hong Kong.

Um meio de comunicação estatal chinês então divulgou uma declaração que disse ser um e-mail que Peng havia enviado ao presidente e CEO da WTA, Steve Simon, no qual ela negou as alegações e insistiu que ela não estava desaparecida ou insegura, mas apenas "descansando em casa", mas Simon questionou a legitimidade do e-mail e pediu uma investigação aberta sobre as acusações iniciais de Peng.

“Continuamos firmes em nosso apelo por uma investigação completa, justa e transparente, sem censura, em sua alegação de agressão sexual”, disse a WTA em um comunicado emitido após o vídeo de Peng ser postado.

Fontes