Temporada de furacões no Atlântico em 2025 pode ser mais fraca do que o esperado
22 de julho de 2025
Com uma temporada calma até agora - apenas três ciclones tropicais nomeados, Andrea, Barry e Chantal, sendo que nenhum deles foi um furacão - crescem as expectativas de que este ano haja menos destes fenômenos no Oceano Atlântico Norte do que o previsto inicialmente. No ano passado, no entanto, três ciclones tropicais se desenvolveram só em novembro, inclusive o superfuracão Rafael de categoria 3.
A CSU (Colorado State University), por exemplo, rebaixou ligeiramente sua previsão em 9 de julho, estimando agora 16 tempestades nomeadas, sendo 8 furacões (e destes, 3 grandes furacões). Em abril os cientistas da Universidade previam 17 tempestades nomeadas, sendo destas 9 furacões (incluindo 4 superfuracões).
A CSU emitirá outro parecer em 6 de agosto, enquanto a NOAA ainda não emitiu sua previsão de meio da temporada.
Temporada acima do normal
Apesar da revisão "para baixo", a CSU ainda acredita que a temporada será acima da média, levando em conta que uma temporada normal teria 2 ou 3 ciclones tropicais nomeados a menos e 1 ou 2 furacões a menos.
Superfuracões

Superfuracões ou grandes furacões são furacões de categoria 3, 4 ou 5, com ventos extremamente destrutivos, que variam de 175 a 250 km/h ou até mais e rajadas que podem passar de 300km/h.
No ano passado houve dois superfuracões, Beryl (ventos de 270 km/h) e Milton (ventos de 285 km/h), este último um dos mais intensos na região desde sempre. "Milton foi um dos furacões mais fortes já registrados na bacia do Atlântico, atingindo a intensidade da categoria 5 (na Escala de Ventos de Furacão de Saffir-Simpson) com uma pressão central mínima abaixo de 900 mb", reportou a NOAA em seu relatório.
Notícias Relacionadas
Fontes
- Forecast for 2025 Hurricane Activity, CSU, 09/07/2025
- Forecast Of Atlantic Seasonal Hurricane Activity And Landfall Strike Probability For 2025, CSU, 09/07/2025
- Hurricane Milton, NWS, 09/07/2025, 31/03/2025


