Saltar para o conteúdo

Tempestades Herminia e Ivo causam enchentes na França

Fonte: Wikinotícias

1 de fevereiro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As tempestades invernais Herminia e Ivo, que se seguiram no oeste da Europa, causaram grandes enchentes no noroeste da França, com a Bretanha sendo particularmente afetada. A cidade de Rennes, capital da Bretanha, teve quase 200 mm de chuva em janeiro, três vezes a quantidade média esperada para esta época do ano.

Em Ille-et-Vilaine, Morbihan e Loire-Atlantique os rios Vilaine e Seiche tiveram enchentes históricas, mas os rios Somme, Oise, Seine-Maritime Eure e o Sarthe também causaram inundações significativas no Oust, no alto Vilaine, no Somme e no baixo Sarthe. O rio Vilaine alcançou quase 5,50 metros em Redon, Bretanha.

Hermínia e Ivo foram depressões extratropicais e se seguiram, provocando chuvas intensas, ventos fortes e agitação marítima.

As tempestades também atingiram Portugal e Espanha, onde também ocorreram inundações e deslizamentos de terra e onde os ventos causaram quedas de árvores.

Tempestade Herminia

Em 27 de janeiro de 2025, a tempestade Herminia atingiu partes da Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Irlanda. No oeste da França, a tempestade levou a inundações severas em regiões como Normandia e Bretanha. O solo já encharcado não conseguiu absorver as chuvas provocada por Ivo, o que piorou as enchentes.

Áreas inundadas ao sul e leste de Rennes em 27 de janeiro de 2025. (Copernicus Sentinel-1)

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]